Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Juros bancários iniciam ano com leve alta, aponta Procon de SP

Média dos juros dos empréstimos pessoais subiu de 5,27% ao mês, em dezembro de 2010, para 5,34% ao mês, em janeiro de 2011As taxas de juros dos empréstimos pessoais e do cheque especial começaram o ano em leve alta. O aumento foi constatado pela última edição da pesquisa mensal de juros bancários da Fundação Procon-SP, divulgada nesta sexta, dia 14, pela entidade.

De acordo com o levantamento, a média dos juros dos empréstimos pessoais subiu de 5,27% ao mês, em dezembro de 2010, para 5,34% ao mês, em janeiro de 2011. O aumento é de 0,07 ponto percentual.

A média dos juros do cheque especial subiu 0,01 ponto percentual. Era de 9,12% ao mês na pesquisa de dezembro e passou para 9,13% na pesquisa de janeiro.

O banco Bradesco foi o responsável pelos aumentos das taxas. A instituição foi a única que alterou suas condições de crédito de dezembro para janeiro entre as sete consultadas pelo Procon-SP.

No banco, os juros dos empréstimos pessoais passaram de 5,5% para 6% ao mês. Já os juros do cheque especial subiram de 8,4% para 8,45% ao mês.

Os demais seis bancos consultados pelo Procon-SP no dia 7 de janeiro mantiveram suas taxas de juros no patamar de dezembro. São eles: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Procurado, o Bradesco contestou o resultado da pesquisa do Procon-SP. O banco informou em nota que não alterou suas taxas de juros.

A diferença das taxas de dezembro e janeiro, segundo o Bradesco, apareceu devido à forma como o banco concede seus empréstimos. No comunicado, a instituição informa que opera “dentro de uma banda de taxas”. “Neste conceito, a taxa pode sofrer pequenas alterações conforme o perfil diário das contratações das operações e da utilização dos limites de crédito pré-aprovados”, afirmou o banco.

Sair da versão mobile