Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Justiça autoriza convênios para fiscalização agropecuária por municípios em Mato Grosso

Decisão cassou uma liminar que impedia servidores municipais de atuar com fiscais federais de defesa agropecuária

Fonte: Cidasc/Divulgação

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF) cassou a liminar que invalidava um convênio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com municípios de Mato Grosso para inspeção e fiscalização na área de defesa agropecuária

Na avaliação do Mapa, a liminar, impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso, colocava em risco o funcionamento da agroindústria no estado, na eventualidade de novas iniciativas com igual objetivo. Ainda de acordo com o Ministério, a cassação da medida pelo TRF evita um “grave reflexo que a liminar poderia produzir no contexto das relações comerciais brasileiras no plano internacional”, no momento em que o país intensifica suas ações para a ampliação de mercados para exportação.

O MPF argumentou, na ação, que o governo federal burlaria a regra que obriga a realização de concurso público ao utilizar servidores cedidos pelos municípios para atuar de forma integrada na inspeção a frigoríficos com fiscais dos quadros federais.

Caso prevalecesse o entendimento da primeira instância, que concedeu a liminar, os convênios estariam cancelados e novos acordos não poderiam ser firmados nos mesmos termos. A concessão da liminar desconsiderou ainda a falta de base orçamentária, alegada pela defesa, para a convocação dos concursados.

O TRF acatou, porém, a defesa da União, segundo a qual o sistema único em vigor autoriza expressamente a cessão de servidores municipais. A operação, argumenta a União em sua defesa, não acrescenta despesa para o estado, ao contrário do que sugeriu o MPF.

Sair da versão mobile