Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Justiça concede liminar que beneficia produtores de soja

Ação coletiva de sindicatos é contra a cobrança de royalties pelas sementes de soja da MonsantoO Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul concedeu uma liminar contra a cobrança de royalties sobre as sementes de soja transgênica produzidas pela empresa Monsanto. A decisão determina que produtores de todo o Brasil depositem em juízo a taxa de 2% cobrada pela multinacional sobre a soja comercializada no país, ao invés de remeter o dinheiro à empresa.

A ação coletiva é de autoria dos sindicatos rurais dos municípios gaúchos de Passo Fundo, Sertão e Santiago. As entidades reivindicavam o direto dos sojicultores a reservar o produto de cultivares de soja transgênica para replantio em seus campos e também de vender essa produção como alimento ou matéria-prima, ou doar e trocar sementes sem pagar royalties, taxa tecnológica ou indenização.

Os produtores alegaram que a cobrança é ilegal. Em nota, a Monsanto informou que ainda não foi notificada e que tão logo isso ocorra vai recorrer. A multa pelo descumprimento da decisão foi fixada em R$ 10 mil por dia.

Sair da versão mobile