Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Justiça mantém decreto que criou Floresta Nacional de Humaitá no Amazonas

Floresta possui área de 468.790 hectaresA Advocacia-Geral da União garantiu, na Justiça, a manutenção do Decreto Federal nº 2.485/98 que cria, no Estado do Amazonas, a Floresta Nacional de Humaitá, com área de 468.790 hectares.

Ação Popular ajuizada por um político da cidade de Humaitá (AM), requereu, de forma liminar, a exclusão dos efeitos do Decreto 2.485/98. O autor alegou que na área moram populações tradicionais que sempre sobreviveram da agricultura de subsistência, pesca artesanal e extrativismo vegetal, motivo pelo qual a área não poderia ter sido transformada em Floresta Nacional.

De acordo com a Ação, nos últimos meses, os moradores da região estariam sendo alvo de suposta “perseguição” por parte dos técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

Ao manifestar-se no caso, a Procuradoria da União no Amazonas (PU/AM) alegou, preliminarmente, que já havia transcorrido o prazo de cinco anos para que o Decreto que criou a Floresta Nacional de Humaitá fosse contestado. O Decreto data de 1998 e foi editado obedecendo a critérios legais, estando os órgãos ambientais autorizados a fiscalizar e garantir a preservação da floresta.

A preliminar foi acolhida pelo juízo da 7ª Vara Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas, que extinguiu o processo com resolução de mérito. Segundo o advogado da União Cláudio Salvino Braga, que atuou no processo, caso não fosse acolhida esta preliminar, a ação, mesmo assim, não teria seguimento na Justiça.

Sair da versão mobile