Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Justiça do Pará determina prisão de policiais responsáveis pelo Massacre de Eldorado dos Carajás

Ação realizada em 1996 resultou na morte de 21 integrantes do MST e motivou criação do Abril VermelhoO Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) determinou a prisão do coronel Mario Colares Pantoja e do major José Maria Pereira de Oliveira, condenados por comandar a ação da Polícia Militar que resultou na morte de 21 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 1996, no Estado. O episódio, que teve participação de mais de 150 policiais militares, ficou conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás. Pantoja foi condenado a 228 anos de prisão e o major Oliveira a 158 anos e qua

Dezenove sem-terra morreram no local e dois, a caminho do hospital. As mortes ocorreram durante o confronto com a polícia no km 96 da Rodovia PA-150, na chamada Curva do S. Desde o massacre, o coronel e o major respondiam pelo processo em liberdade devido a vários recursos apresentados por seus advogados contestando a sentença.

Em abril deste ano, as condenações transitaram em julgado, ou seja, chegaram a uma fase em que não cabe mais recurso. O massacre motivou a criação da Jornada Nacional da Luta por Reforma Agrária, uma mobilização que ocorre todos os anos no mês de abril, também conhecida como Abril Vermelho.

Sair da versão mobile