Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Justiça do Trabalho declara ilegal greve dos trabalhadores de Belo Monte

Multa para trabalhadores que não cumprirem determinação é de R$ 200 mil por dia de paralisaçãoO desembargador Georgenor de Sousa Franco Filho, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, considerou ilegal a greve dos trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, iniciada na última segunda, dia 23. Se a decisão não for cumprida, os trabalhadores terão que pagar uma multa de R$ 200 mil por dia de paralisação.

A liminar foi concedida ao Consórcio Construtor Belo Monte, responsável pela obra, e contra o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado do Pará (Sintrapav-PA). O magistrado determinou que a greve não é justificada, porque o acordo coletivo firmado em novembro do ano passado ainda está em vigência.

A decisão também considera que não há indícios de violação dos acordos em relação à cesta básica e às folgas para visitas às famílias, que são apresentadas como reivindicações dos trabalhadores. Também não considerou que há fato novo que justifique alteração do acordado pelas partes.

O desembargador determinou, também, que o juiz titular da Vara do Trabalho de Altamira promova uma tentativa de conciliação entre as partes. O Sintrapav informou que vai esperar ser notificado da decisão para se manifestar a respeito.

> Veja mais: Reportagens especiais mostram a realidade da construção da usina Belo Monte

Sair da versão mobile