Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Kátia Abreu pede intervenção judicial por questão agrária no Pará

Mais de cem pedidos de reintegração de posses foram descumpridos no EstadoA presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, protocolou nesta quarta, dia 22, em Brasília, um pedido de intervenção federal no Pará. A medida foi motivada pelos últimos conflitos envolvendo integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região. O Ministério da Justiça já ofereceu ao Estado uma equipe da Força Nacional para evitar novos conflitos.

De acordo com a CNA, há 111 pedidos de reintegração de posse de propriedades rurais invadidas pelo MST que não foram cumpridos pela justiça do Pará. Caberá ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, examinar o pedido. Caso concorde com a solicitação, ele encaminhará o pedido de intervenção federal ao Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá pelo mérito da intervenção.

Depois de entregar o documento na Procuradoria Geral da República, a senadora Kátia Abreu, desabafou. Segundo ela, esta é a segunda vez neste ano que a CNA recorre à justiça para tentar resolver o mesmo problema: o descumprimento do pedido de reintegração de posse de propriedades rurais invadidas pelo MST, no Pará. Para a presidente da CNA, a situação de tensão no Estado tende a piorar.

No fim de semana, um confronto com troca de tiros entre sem-terra e seguranças da Fazenda Espírito Santo, no município de Xinguara, deixou oito pessoas feridas. Nesta quarta, o Ministério da Justiça colocou à disposição do governo do Estado do Pará aproximadamente 30 homens da Força Nacional para reforçar a segurança e evitar novos conflitos.

A senadora Kátia Abreu afirmou ainda que na próxima semana vai pedir o impeachment da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.

? Já demorou muito, então na próxima quarta-feira nós vamos coletar assinaturas ? afirmou Kátia.

Sair da versão mobile