Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Kátia Abreu reformula secretarias do Ministério da Agricultura

Secretaria de Política Agrícola teve indicação de André Nassar confirmada pela ministraA ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, trabalha nos bastidores para criar uma nova estrutura no Ministério da Agricultura (Mapa). Entre as alterações mais polêmicas estão a possível extinção da Secretaria de Produção e Agroenergia e a criação da Articulação para Ascensão Social do Produtor Rural.

Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As manobras internas estão provocando insatisfação em setores como o do café, que pode perder espaço na Produção e Agroenergia. Desde que chegou ao ministério, Kátia Abreu vem fazendo mudanças na maioria das secretarias. As nomeações do segundo escalão demoraram a ser anunciadas e deixam um vácuo para as principais demandas do agronegócio. Uma das principais pastas, a Secretaria de Política Agrícola teve indicação confirmada: André Nassar já ajuda na formatação do novo Plano Safra.

Ao consultar o Ministério do Planejamento sobre a pretensão de juntar a Secretaria de Produção e Agroenergia à Política Agrícola, o pedido foi negado. A primeira pasta trabalha com cana-de-açúcar e, principalmente, trata dos interesses do setor cafeeiro, fazendo a gestão do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), por exemplo, que dispõe de mais de R$ 5 bilhões e garante os recursos para a colheita da safra e estocagem.

– O corpo técnico do Ministério do Planejamento sabe da importância econômica e social e não é pura e simplesmente olhar o tamanho em relação a outro negócio e achar uma colocação. O café tem que ser tratado pela porta da frente, com agenda prioritária para este país. Nós não vamos aceitar, em hipótese alguma, que seja tratado em uma agenda secundária – expôs o deputado federal Evair de Melo (PV/ES).

Questionada sobre o projeto de acabar com a Secretaria de Produção e Agroenergia, a ministra preferiu não entrar em detalhes.

– Nós ainda estamos estudando – respondeu.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, que trabalha próximo à ministra, confirma a reestruturação, mas ainda não revela qual vai ser o destino da pasta.

– Posso te garantir que café e cana terão seus espaços e suas atividades preservadas dentro, ou não, de uma secretaria; o ministério tem essa responsabilidade, essa prioridade – afirmou Rocha.

Para atender à presidente Dilma Rousseff na parte social, uma nova secretaria será criada

– A ministra está organizando uma secretaria, que tem o nome de Articulação para Ascensão Social do Produtor Rural, para que o produtor possa ter nessa secretaria seus instrumentos, seus direitos. É uma política para que a gente possa, de forma transparente, levar ao produtor rural a política dos seus direitos – explicou Caio Rocha.

Sair da versão mobile