No mundo todo, já são 1516 casos de pessoas infectadas pelo vírus da gripe A. A Guatemala registrou nesta quarta o primeiro caso da doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o número de mortes em decorrência da doença passa de 30.
No Brasil, ainda não há casos comprovados. O Ministério da Saúde divulgou nota informando que diminuiu de 28 para 26 o número de suspeitos da gripe. Também caiu o número de pacientes monitorados. Dos 28 registrados nesta terça, dia 5, só restam 15. A Organização Pan-Americana de Saúde anunciou a chegada dos kits que vão agilizar o diagnóstico da doença.
? Temos a confirmação que os kits destinados para o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, e a Fundação Fio Cruz, no RJ, já estavam desde as 14h30min no aeroporto de Guarulhos. Ainda falta a chegada dos kits do instituto Evandro Chagas, de Belém. A informação é que saíram hoje dos EUA ? afirmou o gerente da Unidade de Prevenção e Controle da Organização Pan-Americana de Saúde, Rubén Figueroa.
No país, a principal preocupação é dos suinocultores. Eles temem uma diminuição do consumo interno de carne suína por causa do nome popular dado a doença.
? Nós já havíamos arcado com prejuízos, com o custo de produção em torno de R$ 2,30 e chegamos a comercializar a R$ 1,70, deixando a margem muito grande de prejuízo por quilo. Agora, quando estava se recuperando, vem esse impacto e torna a massacrar realmente. Então nós temos hoje um produtor que já vem da crise e que não tem mais fôlego para agüentar muito tempo ? disse o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Irineu Wessler.
Representantes dos produtores se encontraram com o ministro da Agricultura para pedir mais apoio do governo.
? O ministro demonstrou preocupação, mandou fazer um levantamento e ainda não houve retração. O Ministério da Saúde e o Ministério da Agricultura estão dando satisfação para o mundo inteiro, mostrando as medidas sanitárias que estão sendo tomadas para que não haja nenhum tipo de problema ? concluiu o deputado federal Abelardo Lupion (DEM-PR).
OCORRÊNCIAS DE GRIPE A
Casos suspeitos:
▼ de 28 para 26
Pacientes monitorados:
▼ de 28 para 15
Fonte: Ministério da Saúde