Avaliação da Somar Meteorologia mostra cenário com chuvas mais espalhadas pelo país, ao contrário do ocorrido na última safra de soja
Na abertura do último Fórum Soja Brasil na safra 2015/2016, o meteorologista Celso Oliveira apresentou um panorama para o clima da próxima safra da oleaginosa. Segundo ele, a tendência é de uma safra com a presença do fenômeno climático La Niña, que é o resfriamento do Oceano Pacífico. Isso significa chuvas menos intensas no Centro-Sul brasileiro na primavera e pancadas no verão na região do Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia] e o Centro-Oeste.
– A recomendação é não levar em consideração o que aconteceu no ano passado e aplicar na próxima safra – alerta Celso Oliveira.
Mas, antes da mudança climática, haverá um período de transição entre El Niño e La Niña e o padrão do clima não deve se alterar até o segundo semestre de 2016. O alerta do especialista é o produtor não começar a plantar em seguida ao fim do vazio sanitário. As primeira chuvas devem ser irregulares, principalmente no Centro-Oeste.
– No Centro-Sul, teremos chuvas mais frequentes na primavera e depois ficam mais espaçadas, com um verão mais seco. No Centro-Norte, as chuvas serão menos regulares e o verão com mais chances de invernadas – lembra o meteorologista.