Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lableite ganha segunda linha de equipamentos

Aquisição vai permitir duplicação da capacidade de análise do laboratório da EmbrapaO Laboratório de Qualidade do Leite (Lableite) da Embrapa Clima Temperado recebeu nesta semana uma nova linha completa de equipamentos para ser somada à atual, o que vai permitir a duplicação da capacidade de análise do laboratório e vai assegurar a manutenção das análises ? com duas linhas, mesmo se um dos equipamentos apresentar falha, sempre haverá uma outra máquina disponível para garantir a continuidade dos trabalhos.

A segunda linha, assim como a primeira, é toda importada e é composta por um contador de bactérias e um equipamento para composição em células somáticas. Ambos foram produzidos nos Estados Unidos e adquiridos com recursos de uma concorrência da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Todos os equipamentos presentes na primeira linha também fazem parte da segunda. Na prática, trata-se de uma duplicação da estrutura.

Instalado em 2005, o Lableite foi o nono laboratório de qualidade leiteira instalado no Brasil. Automatizado, com estrutura de primeiro mundo, o laboratório conta com o padrão ISO 17.025. Atualmente, a capacidade é de 30 mil análises mês, o que vai dobrar com os novos equipamentos.

A aquisição incrementa o atendimento às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a entrada do laboratório na Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL). Almejado desde 2007, o credenciamento na RBQL fará o Lableite ser a primeira estrutura pública do Rio Grande do Sul apta a emitir laudos oficiais sobre a produção leiteira. A auditoria do MAPA para verificar o atendimento das normas será feita nos dias 29 e 30 deste mês.

Sair da versão mobile