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Lama, atolamento, derrapagem: especialista dá dicas para dirigir na fazenda

Sua picape atolou, precisa subir uma ladeira ou mesmo derrapou? Veja alguns conselhos para se sair bem diante de situações como estas

Daniel Popov, de São Paulo
A Abertura Nacional da Colheita de soja 2016/2017 é só amanhã, mas hoje o município de Ponta Porã (MS) recebe uma etapa importante desta comemoração, o dia técnico, realizado na Fazenda Jotabasso (Estrada da antiga usina São João, km 30). Além de participar de palestras técnicas, os visitantes de hoje puderam testar a nova picape da Mitsubishi, a L200 Triton Sport em uma pista de off Road montada na fazenda.

Para tentar ajudar os produtores, o responsável pela montagem da pista e também por instruir os participantes sobre as técnicas de pilotagem, Ricardo Sette, dará cinco dicas de como lidar com sua caminhonete em algumas situações bem corriqueiras. Veja abaixo:

Passar por alagamento ou lamaçal

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A primeira dica importante se refere a algo tão comum para um fazendeiro, quanto para um motorista na cidade, encarar um alagamento ou lamaçal. Segundo Sette, se o motorista não souber exatamente a profundidade do local a ser superado, o ideal é não entrar com a caminhonete. Caso a decisão seja ultrapassar a barreira, o motorista deve saber onde fica o duto de entrada de ar de seu veículo (que normalmente fica em uma área mais baixa no automóvel) e com isso escolher o lado que considera mais alto para a passagem.

No caso da Mitsubishi, a água ou lama pode estar até 80 centímetros de profundidade, sem que o líquido afete a caminhonete.
Decidida a ultrapassagem, é importante andar sempre devagar, sem pressa. Ligar a tração 4X4 e usar a marcha reduzida.

Atolamento

Se durante a passagem estiver perdendo tração nos pneus, tente não forçar a aceleração, para evitar que a rodas afundem ainda mais. Neste caso, é recomendado parar, acionar o bloqueio do diferencial traseiro, colocar ligar a tração 4X4 e reduzida, acelerar devagar até o carro se mover e sair da lama. Caso ele atole novamente, tentar dar ré lentamente, ainda com a tração e a reduzida ligadas, até o carro se mover. Isso acontecendo, volte a andar para frente para tentar ter tração nas rodas.

Se perceber que o carro está preso no sulco central cavado pelas rodas, vire os pneus em direção a esta área central, acelere devagar tentando subir nela e com isso desatolar.

Tenha em mente que talvez seja necessário colocar pedras ou madeiras sob os pneus para ajudar na tração..

Derrapagem em pista de terra

Se durante uma curva o carro começar a deslizar para o lado, vire os pneus levemente na mesma direção e pise levemente nos freios, para que o veículo volte a se alinhar. Nunca tente travar as rodas ou virar a direção repentinamente para evitar tombamentos ou acidentes mais sérios.

Subida íngreme com a caminhonete cheia

Muitas vezes a caminhonete está cheia e o principal obstáculo é uma subida íngreme, como uma curva de rio, que normalmente está em 25 graus de inclinação. Neste caso, ligar a tração 4X4, aplicar a marcha reduzida e acelerar de maneira que o carro mantenha a velocidade durante a subida, nem mais rápido (para evitar que o carro perca o controle), nem muito lento (para que o carro não deslize).

A Mitsubishi L200, que tem capacidade de carregar até 1030 quilos, consegue encarar uma subida de pelo menos 35 graus de inclinação com segurança. Além disso, a picape possui controle de tração e estabilidade, e não jogará a frente de um lado para outro.

Guinchar um carro ou caminhonete

Se estiver sobre um piso com terra e lama, o motorista de aplicar a reduzida em primeira marcha, acelerar lentamente até o carro ganhar velocidade de cruzeiro para superar o terreno liso. Quando chegar a um terreno melhor, tire a reduzida, aplique a tração 4X4, e acelerar o carro lentamente até ganhar velocidade.

“Estas são apenas algumas dicas, existem muitos cursos de pilotagem em diversas situações recomendadas para quem costuma enfrentar situações como estas, procure um de seu interesse”, afirma Sette.

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