Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lanagro de Minas Gerais pode testar vacinas para febre aftosa

Hoje, testes são realizados apenas pelo laboratório do Rio Grande do Sul; deputados questionam possibilidadeO ministro da Agricultura, Neri Geller, foi convocado pela Comissão de Agricultura para prestar esclarecimentos sobre o controle de vacinas para febre aftosa. Hoje, somente o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) do Rio Grande do Sul faz testes das vacinas, em uma fazenda no município de Sarandi. O Ministério da Agricultura (Mapa) quer criar uma segunda opção no Lanagro em Minas Gerais.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM/RS) foi o autor do requerimento que questiona a decisão do Mapa de oficializar o Lanagro de Pedro Leopoldo (MG) como uma segunda opção para testes de vacinas contra febre aftosa. Ele argumentou que o interesse não seria técnico, e sim comercial. 

– Aí tem muito mais do que questão técnica, que estou chamando a atenção. O senhor tem uma estrutura no Rio Grande do Sul, que funciona há 40 anos e que está subutilizada, utiliza metade da estrutura. O argumento é: vamos deslocar isso lá para Minas Gerais, no lugar que tecnicamente não se sustenta, vamos habilitar produtores que não tem a história de ter animais sensíveis, todos são vacinados. Onde vão arrumar os animais? Vão importar do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, levar para começar a reproduzir. Isso que estou chamando atenção – argumenta Lorenzoni.

O ministro afirmou que o Lanagro de Minas Gerais vai servir como apoio para casos de emergência. Mas prometeu que o Ministério vai estar aberto para uma discussão técnica sobre o assunto. 

– Tem outras fundamentações técnicas, com certeza vamos levar em consideração. E nós vamos voltar a conversar sobre isso, tecnicamente, com tranquilidade, lá no Ministério, ou aqui na Comissão de Agricultura – acalmou Geller.

O coordenador técnico dos laboratórios do Mapa, Leandro Barbieri, comentou que as questões são muito técnicas e que sempre são feitas análises de riscos.

– Tenho certeza que esse assunto vai ser amplamente discutido, se obervando, se respeitando todas essas questões. Nenhuma decisão é tomada de maneira arbitrária, sem muito embasamento técnico.

Sair da versão mobile