Lançada na internet, campanha pelo consumo de suco de laranja é expandida

Ação I Fell Orange, da CitrusBR, ganha encarte de 24 páginas em revista europeiaA campanha I Feel Orange deixou de ser apenas virtual. Lançada há seis meses nas redes sociais, a iniciativa promovida pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) incentiva o consumo de suco de laranja. A ação bancou um encarte de 24 páginas na revista europeia Apartamento, cuja oitava edição, a segunda de 2011, será lançada em um evento para 400 formadores de opinião, nesta sexta, dia 11, em Londres.

Em vez de uma propaganda direta para convencer o consumidor dos benefícios da bebida, o encarte tem uma série de gravuras e desenhos criados pelo artista gráfico Jody Barton, responsável por trabalhos para marcas como a Diesel, de moda, e por ilustrar capas de bandas europeias. Além das imagens abordando o consumo da bebida e da fruta, Barton ilustra ainda receitas da Arabeschi Di Latti, empresa formada por cinco italianas especializadas em recriar pratos e bebidas, disponíveis no encarte.

De acordo com o presidente da CitrusBR, Christian Lohbauer, a escolha de Londres para a ação de marketing foi natural.

? Além de ser uma das cidades mais importantes da Europa, Londres é uma cidade de vanguarda e será sede da Olimpíada de 2012. Além disso, a Inglaterra é a terceira maior consumidora de suco de laranja da Europa, atrás da Alemanha e da França ? disse.

Segundo o executivo, a ação custou 80 mil euros (R$ 192 mil), de um total de R$ 1,5 milhão que o projeto I Feel Orange terá de verba até abril de 2012, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A edição da Apartamento deve ter uma tiragem de 40 mil exemplares, distribuídos por toda a Europa, dos quais dois mil devem chegar ao Brasil.

De acordo com Lohbauer, as próximas ações dependem ainda da avaliação do projeto I Feel Orange, criado em 2010 e implantado este ano para tentar reverter a queda do consumo do suco de laranja. A indústria brasileira de suco da fruta, a maior do mundo, relatou perda, em média, de 1,6% de mercado ao ano, na última década. O número equivale à exportação de 127 mil toneladas da bebida nos últimos dez anos, volume de consumo anual do Canadá, quinto maior comprador do país.