Em seu discurso, o ministro Afonso Florence elogiou a situação da agricultura familiar no Brasil. Para ele, a categoria está passando por um novo momento, no qual está se transformando também em um segmento da economia.
? A agricultura familiar, através do Plano Safra, conquista uma dimensão estratégica ainda maior para o próximo período no Brasil. O setor, que já veio crescendo, hoje representa a maior parte da produção que vai para a mesa dos brasileiros. Isso faz com que a agricultura familiar se consolide como um importante segmento econômico ? disse o ministro.
Leia na íntegra o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012
Para Florence, o Plano Safra representa um avanço em tudo que o Brasil já teve, pois coloca o país em um patamar importante, gerando renda para outros setores como a indústria de máquinas, por exemplo.
Sobre os R$ 300 milhões que serão disponibilizados para a Política de Garantia de Preços Mínimos para a Agricultura Familiar (PGPM-AF), Florence diz que os agricultores poderão ter tranquilidade para plantar.
? Os agricultores podem plantam porque sabem que vão ter garantia de preços ? declarou o ministro.
Florence destacou ainda a importância dos alimentos produzidos na agricultura familiar para a merenda escolar. Para ele, a compra de produtos agrícolas pelas escolas é garantia de renda aos pequenos produtores.
? Precisamos comprar merenda da mão da agricultura familiar. É mais saudável para as crianças e é garantia de renda aos agricultores ? falou Florence.
Além de citar a agricultura familiar como um novo segmento da economia, o ministro frisou que vivemos um momento novo nas relações internacionais, o que mostra que o Brasil tem força, assim como a agricultura do país.
? Vivemos um momento em que outros países querem aprender conosco ? finalizou Florence.
Assista ao discurso do ministro