Os transportes têm especificações próprias para estudantes. De acordo com Souza, as montadoras estão fabricando veículos exclusivos para o programa Caminho da Escola. Os ônibus terão cintos de segurança individual, janelas com abertura mínima para evitar que crianças coloquem a cabeça para fora, corredores mais estreitos para impedir o transporte de passageiros em pé.
O programa governamental Caminho da Escola é o responsável pela melhoria do transporte escolar na zona rural. Segundo José Maria Souza, esta é a segunda licitação feita para aquisição de transporte escolar para a zona rural. Em 2008, mais de 2,3 mil veículos foram comprados e disponibilizados para 1.445 municípios.
? A idéia é que a médio e longo prazo a gente tenha uma realidade diferente da atual ? afirma o coordenador.
José Maria ressalta que o transporte escolar é uma responsabilidade dos municípios e Estados.
? O programa Caminho da Escola tem caráter suplementar e investe em média de R$ 300 milhões por ano para auxiliar os estados e principalmente os municípios no custeio do serviço do transporte escolar.
As empresas interessadas em participar do pregão eletrônico podem entregar suas propostas no sítio www.comprasnet.gov.br. A abertura da sessão para a formulação dos lances está marcada para as 9h30min do dia 27 de janeiro.