Citricultores paulistas se animaram com o bom volume de chuvas dos últimos dias. Apesar de as precipitações dificultarem um pouco os trabalhos, inclusive a colheita, vieram em boa hora, principalmente porque amenizaram as altas temperaturas que, inclusive, ocasionaram forte queda de chumbinhos.
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com as chuvas mais volumosas, a colheita da laranja paulista tem estado limitada nesta semana, mas a demanda do mercado in natura ao produtor se mantém firme, o que eleva o preço da fruta nesse segmento.
De acordo com dados do Cepea, na parcial da semana, a laranja pera tem média de R$ 15,77/caixa de 40,8 kg, na árvore, valorização de 2,3% em relação à média da semana passada. A expectativa é que a procura continue boa também na próxima semana, devido ao período de recebimento de salários e ao clima quente. No entanto, ainda deve chover em parte das regiões produtoras, o que pode dificultar a retomada da colheita e reduzir a oferta no mercado in natura.