A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) assinou, nesta quarta, dia 7, um acordo para a realização de um trabalho de marketing para promoção do suco de laranja na Europa, destino de 70% das exportações brasileiras da bebida. O projeto será realizado em parceria com a Associação Europeia de Sucos de Frutas (AIJN, na sigla em francês) e irá envolver as principais marcas e empresas engarrafadoras do continente, num investimento de US$ 7 milhões ao ano.
Os recursos serão divididos em três pelas três associadas da CitrusBR: Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus Commodities, que vão financiar 50% do projeto. A outra metade virá de outras 25 companhias europeias que juntas representam mais de 90% daquele mercado.
– Esse é um momento histórico para o setor, porque é a primeira vez que produtores de suco e seus clientes se unem para promover o suco de laranja brasileiro, que receberá 80% dos recursos disponíveis – explica o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.
Passo a passo
A ideia de um projeto global de marketing começou a ser desenhada em 2012, com um estudo encomendado pela CitrusBR que mapeou hábitos de consumo em 10 países: Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Polônia, Rússia, Japão, China como prioritários e Canadá e Noruega como mercados de referência. Em cada um dos países foram realizadas entrevistas com especialistas de marcas globais e regionais, supermercados, varejo, engarrafadores, associações e analistas culturais, além de associados à CitrusBR no Brasil e no exterior. No fim, o diagnóstico do estudo mostrou um erro de posicionamento do suco de laranja, com as gerações mais novas já não compreendendo os benefícios da bebida.
Durante todo o ano de 2014, foram realizadas diversas reuniões no Brasil e na Europa para discutir o modelo do projeto e os termos do contrato que acaba de ser assinado.
– Durante esse tempo também foram mapeados diversos estudos em todo mundo que tratam sobre os benefícios do suco de laranja e que dão suporte científico para se rebater todas as dúvidas em relação aos benefícios do suco – diz a diretora de relações internacionais da CitrusBR, Larissa Popp Abrahão.
A ideia agora é trabalhar esse material junto a médicos, nutricionistas e formadores de opinião na Europa, num extenso trabalho de relações públicas, a fim de recolocar o suco no “hall” das bebidas saudáveis.