Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Consecitrus tem até setembro para divulgar novo estatuto

Presidente da SRB, Gustavo Junqueira, assume como diretor executivo temporariamenteA procuradoria do Cade aprovou no final de março a primeira etapa de formação do Conselho dos Produtores de Laranja e da Indústria de Suco de Laranja (Consecitrus), que consistia apenas na filiação institucional das entidades integrantes, com direito a voto e dos membros apenas participantes.

Fonte: Pixabay / Reprodução

 A decisão, no entanto, obriga os membros da entidade a elaborarem um novo estatuto até o final de setembro, quando obrigatoriamente termina a segunda de uma série de etapas a serem cumpridas por determinação do Cade para que o Consecitrus seja efetivado.

No entanto, quase um ano e dois meses após ser aprovado pelo próprio Cade, o Consecitrus se resumiu a encontros formais entre os membros integrantes, a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), que representa a indústria, e os representantes dos produtores, a Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB). Desde outubro do ano passado os representantes de citricultores tentam elaborar uma proposta de estatuto, mas nem sequer encaminharam o documento para a avaliação da indústria.

Se a elaboração do estatuto ainda é uma incógnita, ao menos já há um substituto interino para o diretor executivo e um dos idealizadores do Consecitrus, o ex-secretário de Agricultura de São Paulo João Sampaio, que renunciou ao cargo no ano passado. O presidente da SRB, Gustavo Junqueira, informou aos membros do conselho que assumirá o posto, em caráter provisório, condicionado à elaboração do estatuto, que deve apontar um nome de um novo executivo. 

Sair da versão mobile