As vendas de suco de laranja no varejo dos Estados Unidos somaram 34,26 milhões de galões (129,67 milhões de litros) nas quatro semanas encerradas em 4 de julho, de acordo com dados da Nielsen publicados nesta segunda, dia 20, pelo Departamento de Citros da Flórida.
Na comparação com o período correspondente do ano passado, houve queda de 5,3%. O resultado foi o menor da série histórica, iniciada em janeiro de 2002.
O consumo da bebida nos Estados Unidos vem caindo há mais de dois anos. Segundo a Nielsen, as vendas no varejo são pressionadas pelo aumento de concorrentes no mercado de sucos e de bebidas matinais.
Por outro lado, o preço médio do produto no varejo continua subindo, em resposta ao incremento dos custos de produção da fruta e com a menor oferta da Flórida, principal estado produtor, em razão da incidência do greening, uma doença que provoca a queda prematura da fruta.
O preço médio do suco no varejo ficou em US$ 6,61 o galão nas quatro semanas encerradas em 4 de julho. O valor está 3,1% acima do observado no mesmo período do ano passado, mas representa uma leve retração na comparação com as quatro semanas anteriores, quando o valor alcançou US$ 6,63 o galão, maior resultado da série histórica.