Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Defesa Agropecuária realiza treinamento para controle do cancro cítrico em SP

Ação da Defesa Agropecuária envolve 40 regionais e promete reduzir o inóculo da praga e viabilizar a comercialização de frutos sem sintomas da doença

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

Visando a implantação do Sistema de Mitigação do Risco (SMR) para a praga cancro cítrico, causada pela bactéria Xanthomonas citri subsp. Citri, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária iniciou, neste mês de março, um treinamento com o corpo técnico de 40 regionais do estado de São Paulo.

“A iniciativa faz parte das ações que objetivam reduzir o inóculo da praga e viabilizar a comercialização de frutos sem sintomas, mesmo quando provenientes de talhões com ocorrência da praga e que apresentem baixo nível de contaminação”, disse o coordenador da Defesa, Fernando Gomes Buchala.

O primeiro treinamento ocorreu na sede do Escritório de Defesa Agropecuário (EDA) de Catanduva, em 7 de março, quando foram treinados engenheiros agrônomos de 22 regionais do estado. O segundo contou com a presença do engenheiro agrônomo, Mario Sergio Tomazela, coordenador-adjunto da Defesa Agropecuária, e foi realizado no dia 9 de março no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis. Foram treinados engenheiros agrônomos de 18 regionais.

Os treinamentos foram realizados para atualização, orientação e aplicação das legislações publicadas em atenção à IN 37/2016.

As legislações que visam a implantação do SMR cancro cítrico no estado de São Paulo são a Resolução SAA-13/2017, publicada pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim e as Portarias CDA-5 e CDA-6, ambas de 03/03/2017, publicadas pela Defesa Agropecuária. “Os técnicos treinados foram capacitados para repassar as informações aos produtores e Responsáveis Técnicos e atender os produtores rurais e demais interessados do setor citrícola”, disse Tomazela.

Paralelamente aos treinamentos foram realizados outros eventos de divulgação das novas normas em todo o estado. Uma delas foi a palestra no município de Itajobi, maior produtor e exportador de Lima Ácida Tahiti do Brasil, com a presença de mais de 150 participantes. Outra foi a reunião da Câmara Setorial de Citros em Cordeirópolis e treinamento com Responsáveis Técnicos habilitados na sexta-feira, dia 10 de março, na sede do EDA de Catanduva.

Sair da versão mobile