Demanda aquecida ajuda no preço de laranjas

A volta às aulas e o clima um pouco mais quente favoreceu o aumento da demanda por laranjas in natura no mercado brasileiro

Fonte: Reprodução

A volta às aulas e o clima um pouco mais quente favoreceu o aumento da demanda por laranjas in natura no mercado brasileiro. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), na parcial desta semana, a laranja pera tem média de R$ 11,18/cx de 40,8 kg, na árvore, ligeira alta de 0,2% ante a semana passada. 

Para a próxima semana, a demanda pode se manter aquecida, já que a previsão ainda é de temperatura elevada, além de ser período de recebimento de salários.

A concorrência entre o mercado de mesa e a indústria por frutas tende a aumentar nos próximos meses, principalmente conforme for melhorando a qualidade da laranja pera, a “preferida” tanto pela indústria quanto pelo consumidor in natura. Dados recentes da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) apontam baixos estoques de suco no final da safra 2015/2016, o que elevaria a demanda por laranjas. Segundo a associação, da produção total de São Paulo e do Triângulo Mineiro, estariam disponíveis para o mercado de mesa apenas 30 milhões de caixas de 40,8 kg de laranja, bem menos que o consumido normalmente – estimado não oficialmente entre 40 e 50 milhões de caixas.