Fundecitrus começa levantamento para apurar casos de greening e CVC

Em cada talhão, os agentes do Fundecitrus irão vistoriar 11 plantas para apurar a severidade destas doenças na principal região produtora de citros do paísO Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) informou nesta quarta, dia 10, ter iniciado levantamento amostral para apurar a incidência do greening e da clorose variegada dos citros (CVC), duas das principais doenças da cultura, nos pomares do cinturão citrícola comercial em São Paulo e Minas Gerais.

Fonte: Canal Rural/Juliana Camargo

Foram sorteados 2.200 talhões (com cerca de duas mil plantas cada) de acordo com idade, região e variedade nos 449 municípios produtores de citros comercialmente nos dois estados. Em cada talhão, os agentes do Fundecitrus irão vistoriar 11 plantas para apurar a severidade destas doenças na principal região produtora de citros do país.

O último levantamento de greening foi feito em dezembro de 2012 e o de CVC em fevereiro de 2013. Os dados serão analisados por pesquisadores do Fundecitrus com a assessoria do departamento de Estatística da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal (SP). O resultado deverá sair em agosto.