Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PERDA

Protagonista da citricultura, Lourival Carmo Monaco morre aos 90 anos

Citricultor e engenheiro-agrônomo, Monaco foi o mais longevo presidente do Funceditrus até hoje

Lourival Carmo Monaco, presidente Fundecitrus
Foto: Divulgação Fundecitrus

Morreu na última quinta-feira (28), aos 90 anos de idade, o citricultor e engenheiro-agrônomo Lourival Carmo Monaco, um dos principais nomes do setor no Brasil.

Ele atuou como presidente do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) de 2008 a 2024. De acordo com a entidade, atuou “sempre com paixão e vigor pelos seus ideais”.

Atuação profissional

Mestre e Doutor pela Universidade da Califórnia, Monaco fez parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Sebrae e Cenal.

Além disso, entre a ampla gama de atuações profissionais, foi pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), diretor-geral do Instituto Agronômico, presidente da Academia de Ciências de São Paulo, secretário da Secretaria de Tecnologia Industrial (STI), do Ministério da Indústria e do Comércio (MIC), secretário da Comissão Nacional de Energia (CNE), presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e da Tecnologia e secretário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

“Fortemente envolvido com os ideais de sustentabilidade e inovação, sempre trabalhou em busca de inovação e tecnologia para o setor. A frente do Fundecitrus, inspirou que esses pontos fossem fortemente incorporados à instituição”, diz a nota de pesar do Fundecitrus.

O mais longevo presidente do Fundecitrus

O diretor-executivo Juliano Ayres lamenta profundamente a partida de Monaco, com quem dividiu a gestão do Fundecitrus nos últimos anos.

“Dr. Monaco foi um personagem profundamente marcante na história da citricultura. Sua capacidade de gestão, de planejamento e de visão sobre o futuro do nosso setor foi decisiva para enfrentarmos grandes desafios. Foi o presidente com maior tempo de gestão da história do Fundecitrus, e deixa um legado amplo, indescritível e intocável de colaboração, dedicação e amor”.

Monaco era casado e pai de quatro filhos. A causa da morte não foi divulgada pelos familiares.

Sair da versão mobile