Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Rentabilidade da laranja deve continuar limitada, apesar de preços elevados, aponta Cepea

Um levantamento do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), realizado neste mês, indica que a produção no cinturão citrícola deve cair 1,7% ante 2020/21

Apesar da alta nos preços para laranja nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, a rentabilidade dos produtores deve seguir limitada, já que a queda na produtividade elevou ainda mais os custos unitários de produção, afirma o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta véspera de ano novo. Segundo a entidade, a alta demanda pela indústria paulista também manteve os preços em alta.

De acordo com a CitrusBR, a produção de laranjas gerou 11.469 novos postos de trabalho, de julho a setembro de 2021 (Foto: Pixabay)

Um levantamento do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), realizado neste mês, indica que a produção no cinturão citrícola deve cair 1,7% ante 2020/21, totalizando 264,14 milhões de caixas de 40,8 kg.

Além disso, as laranjas vêm apresentando baixo calibre, o que pode representar uma produção ainda menor na temporada de 2021/22.

Com a queda na oferta, as processadoras de suco aumentaram os valores ante a última temporada. A média dos preços no spot do levantamento parcial da safra, feito entre julho e 28 de dezembro, foi de R$ 27,50 por caixa de 40,8 quilos para as laranjas postas na fábrica – alta de 22,5% ante o mesmo período de 2020.

O Cepea ressalta, entretanto, que a maioria da produção do segmento já foi negociada via contratos em 2021/22, reduzindo a participação do spot.

laranja
Foto: Pixabay
Sair da versão mobile