Vendas de laranja crescem nesta semana

Clima quente e recuo na disponibilidade de tangerina impulsionam demanda, diz Cepea

Fonte: Divulgação/Pixabay

As vendas de laranja in natura registraram aceleração nesta semana, puxadas pelo clima um pouco mais quentes e a queda na disponibilidade de tangerina poncã, que estava bastante barata. A análise é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP

Na parcial desta semana (segunda a quinta), a laranja pera tem média de R$ 11,17 a caixa de 40,8 quilos, na árvore, queda de 0,6% ante a semana passada.

Segundo o Cepea, o aquecimento das vendas de laranja surpreenderam os agentes de mercado, que esperavam lentidão para este período de virada de mês.

A expectativa para a semana que vem é de que as vendas continuem em bom ritmo, diante da perspectiva de temperaturas elevadas.

Processamento

O Cepea apurou que as indústrias começaram a receber, nesta última quinzena, laranjas pera. Segundo as indústrias pesquisadas, a maturação das frutas da maioria dos pomares paulistas está “bem atrasada”.

– Nesse sentido, as precoces ainda são maioria e devem continuar predominando durante todo o mês de agosto. As indústrias pretendem encerrar o processamento dessas variedades até o início de setembro – diz trecho do boletim semanal.