E o Canal Rural será um dos participantes do evento, com a apresentação de stand temático do projeto Lavouras do Brasil, investimento que teve sua primeira edição encerrada no último dia 16. No espaço, os visitantes poderão ver uma das câmeras usadas no projeto para monitorar plantações de soja 24 horas por dia, e ainda assistir a vídeos e programas especiais que rodaram na programação do Canal Rural ao longo dos oito meses de trabalho.
Lavouras do Brasil – Câmeras monitorando plantações de soja 24 horas por dia
A proposta da VII Exposição de Tecnologias Agropecuárias Ciência para a Vida, segundo seus organizadores, é apresentar à sociedade o que a Embrapa e as instituições de pesquisa têm feito para melhorar a vida no campo e na cidade. Nesta edição, além de conferir os resultados da pesquisa agropecuária, os visitantes poderão participar de atrações, encontros e debates inéditos. A exposição vai homenagear os 37 anos da Embrapa, os 150 anos do Ministério da Agricultura e os 50 anos de Brasília.
Criatividade, diversão e interatividade
O Ciência para a Vida tenta aproximar o visitante da pesquisa, por meio de espaços elaborados, especialmente, para instigar a busca, o questionamento e o desejo de conhecer mais. A visita começa pelo Espaço do Cotidiano, um ambiente onde será possível verificar como o alimento que se consome todos os dias chega até a mesa. É a oportunidade de saber como a pesquisa agropecuária influencia na produção de alimentos essenciais como carnes, leites, pães, frutas, ovos, arroz, feijão e legumes, tornando-os mais baratos, nutritivos e com menos impacto ao meio ambiente.
Na Planície de Tecnologias estarão expostas as inovações desenvolvidas pela Embrapa, seus parceiros e instituições estaduais de pesquisa agropecuária. Há um portfólio de negócios, no hot site do evento (https://www.cienciaparavida.com.br/site/), para que os interessados já cheguem orientados ao Espaço Empresarial. Lá, estarão disponíveis informações básicas sobre cada uma das tecnologias, tais como descrição, pontos fortes, estágio de desenvolvimento, parceiros, oportunidades de negócios e contato das áreas de negócios dos centros de pesquisa da Embrapa.
No Espaço do Futuro, o visitante vai conhecer o que a pesquisa agropecuária brasileira reserva para os próximos anos, principalmente no que diz respeito aos desafios de biodiversidade, mudanças climáticas, alternativas energéticas e alimentação saudável. Finalmente, no Espaço.Com.Ciência estarão disponíveis informações geradas pela Embrapa para transferir conhecimentos diretamente ao público como conteúdos de rádio, TV, internet, histórias e livros.
Vitrine de Tecnologias
Na Vitrine de Tecnologias os visitantes poderão conferir, em canteiros vivos, os resultados da pesquisa. Os temas deste ano são “Os 50 anos de Brasília” e “Os 150 anos do Ministério da Agricultura”, que serão representados no solo da exposição. A distribuição física dos canteiros forma desenhos inspirados na obra do artista plástico Athos Bulcão, mesclados com outros alusivos à pesquisa agropecuária brasileira como frutas cereais e animais.
São 142 tecnologias distribuídas em uma área de 20 mil metros quadrados. Os visitantes verão animais como jacarés, aves, caprinos, ovinos, suínos, eqüinos e bovinos, além dos animais silvestres como araras, tucanos, tartarugas, papagaios, macacos, tamanduás, entre outros. Sem contar as plantas como feijão e milho, que fazem parte da nossa alimentação diária, e mamona e dendê, utilizados para a produção de biocombustíveis.
O evento ocorre da sede da Embrapa em Brasília, e o horário de visitação é das 9h às 21h.