Agronegócio

Lavouras de soja do Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão chuvas nesta quarta

Segundo a Somar Meteorologia, não há previsão de grandes acumulados e nem mesmo redução nas temperaturas nestas localidades

As imagens de satélite desta quarta-feira mostram muitas nuvens e tempo instável em parte da região Sul por conta de uma frente fria. O Rio Grande do Sul deve registrar chuvas pontuais, enquanto Santa Catarina e Paraná têm chance de precipitações mais volumosas. Nas áreas de lavouras na região Central e no Nordeste, há previsão para alguns pontos de chuva. Na região Norte, instabilidades tropicais garantem o céu com muitas nuvens e chuvas isoladas.

SUL

O sol aparece em grande parte da região no início do dia, mantendo as temperaturas elevadas. Mas a partir da tarde são esperadas pancadas de chuva nos três estados, especialmente entre o final da tarde e começo da noite, há condições para precipitações com trovoadas passageiras nos três estados, sendo mais expressivos no Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina e Paraná. A chuva mais volumosa acontece no oeste gaúcho, onde os acumulados alcançam até 40 mm. Mesmo com a chuva ganhando intensidade, as temperaturas seguem elevadas e a sensação de calor persiste.

SUDESTE

São esperados sol, calor e pancadas de chuva em todo a região Sudeste nesta quarta-feira, devido a influência dos ventos em altitude. O dia começa com bastante sol e as temperaturas rapidamente se elevam. À tarde, permanecem as condições para temporais, com chuva rápida e passageira, mas seguido de trovoadas.

CENTRO-OESTE

O tempo pouco muda no Centro-Oeste, segue o padrão de sol, calor e pancadas de chuva no final do dia. A chuva segue forte no norte do Mato Grosso, onde há condições para novos temporais e chuva a qualquer momento.

NORDESTE

Ainda há chances de pancadas de chuva rápidas e pontuais em grande parte do Nordeste, sendo mais expressiva entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão, por conta da influência da ZCIT, onde os volumes de água são mais elevados. Entre o oeste da Bahia e o sul do Maranhão e Piauí também chove de forma mais forte, com risco de trovoadas. O calor predomina em toda a região.

NORTE

O sol ainda predomina entre nuvens pela manhã e o tempo fica abafado. Durante a tarde, voltam as condições para pancadas de chuva, no entanto, com menores acumulados que os dias anteriores. Segue o risco para trovoadas e chuva a todo o momento no leste do Tocantins.

Veja mais notícias sobre soja