O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou nesta segunda-feira, 15, o seu relatório sobre as condições das lavouras americanas de soja. Segundo a entidade, até 14 de junho, 72% estavam entre boas e excelentes condições, 24% em situação regular e 4% em condições entre ruins e muito ruins.
Vale ressaltar que esta era exatamente a previsão do mercado e também a mesma porcentagem relatada na semana anterior, quando os índices eram de 72%, 24% e 4%, respectivamente.
O plantio no país também está indo bem, afirmou o USDA. Até o momento 93% das lavouras foram semeadas até o dia 14 de junho. O mercado esperava exatamente essa porcentagem. Na semana passada, os trabalhos cobriam 86% da área.
Já no ano passado, devido a falta de chuvas, apenas 72% da área a ser cultivada havia sido semeada.
A entidade afirmou em seu relatório de oferta e demanda de junho que espera uma safra de pelo menos 112 milhões de toneladas de soja nos Estados Unidos nesta safra 2020/2021, bem acima das 96 milhões de toneladas da safra passada, mas abaixo do recorde de 120 milhões de toneladas que já colheram.