A terça-feira ainda será marcada por chuvas no Sul do país. Depois disso o tempo firme deve perdurar até domingo, pelo menos. Mas a quarta, apesar de sem precipitações, promete ser fria, com risco para geadas em alguns lugares. No Sudeste há previsão de instabilidades nos dois próximos dias, mas depois o tempo ficará firme. Confira abaixo a previsão para cada região!
SUL
Algumas poucas chuvas serão registradas nesta terça-feira na região Sul do país. Os acumulados, no entanto não devem ser significativos e ficarão restritos ao norte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e de maneira generalizada no Paraná.
Depois disso o tempo ficará firme, condição que se estenderá até domingo.
No entanto as temperaturas na região começam a cair desde esta terça, chegando ao auge na quarta-feira. Vale ressaltar que o frio não será tão extremo quanto nas semanas anteriores, mas alguns municípios como em Lages (SC), que os termômetros podem marcar -2ºC, mas a sensação térmica pode chegar a -8ºC, nesta quarta-feira, com boas chances para geadas.
Em Passo Fundo (RS), também há chance para geadas, apesar de as temperaturas mínimas do dia serem levemente superiores ao estado vizinho, chegando a 0ºC na quarta, com sensação térmica de -6ºC.
Por fim em Palmas (PR), os termômetros podem atingir os -1ºC, com chance de geadas e sensação térmica de -8ºC, também na quarta-feira.
A quinta ainda será frio em toda a região, apesar de as temperaturas começam a subir um pouco.
SUDESTE
Há previsão de chuvas para esta terça e a quarta-feira, pelo menos em alguns municípios agrícolas de São Paulo, mais ao sul, como Itapeva. Os volumes não devem ser grandes, de no máximo 5 mm. Em Minas Gerais nada de chuvas para as áreas de plantio.
As temperaturas, assim como no Sul, também devem cair nestes dois dias. chegando a 7ºC em algumas localidades.
Depois disso o tempo firme deve predominar até o fim da semana e as temperaturas voltarão a subir.
CENTRO-OESTE
Não há previsão de chuvas para Mato Grosso ou Goiás nos próximos dias e semanas. A situação por lá segue preocupante tanto para o solo que já não tem umidade suficiente, quanto para o ar que continua seco. Com isso o risco de queimadas segue bastante elevado.
Chuvas só mesmo na parte Sul de Mato Grosso do Sul, ali próximo a Dourados, com volumes de no máximo 2 mm.
NORDESTE
Nas áreas agrícolas da Bahia, Piauí e maranhão, nada de chuvas e temperaturas em elevação.
NORTE
Terça-feira de tempo instável e com pancadas de chuva desde o norte do Amazonas até o nordeste paraense devido as instabilidades tropicais, a chuva é rápida, mas pode ocorrer com acumulados expressivos no norte do Amazonas, em Roraima, norte do Pará e em todo o estado do Amapá, atingindo capitais como Boa Vista, Belém e Macapá. Nas demais áreas da região, tempo seco, quente, com baixa umidade relativa do ar e propícios para focos de queimadas.
Na quarta-feira o tempo continua seco na faixa sul da região e enquanto que que as pancadas de chuva ocorrem na metade norte. Entretanto, uma frente fria que passa pelo país favorece a intensificação dos ventos em Rondônia e Acre, bem como, leve queda das temperaturas sobretudo nestes dois estados.
Na quinta-feira as condições de tempo não mudam, com chuva sobretudo no norte do país, sendo mais volumosa no norte do amazonas, Roraima e nos arredores de Belém.