Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lei regulamenta produção e comercialização de vinhos coloniais

Bebida deve ser elaborada com o mínimo de 70% de uvas colhidas no imóvel rural do agricultor familiar e na quantidade máxima de 20 mil litros anuaisA presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta, dia 20, a lei que regulamenta a produção e a comercialização de vinhos coloniais produzidos por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural.  A Lei 12.959/2014 foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta, dia 20.

O texto estabelece que a bebida colonial deve ser elaborada com o mínimo de 70%  de uvas colhidas no imóvel rural do agricultor familiar e na quantidade máxima de 20 mil litros anuais.

A elaboração, a padronização e o envasilhamento do vinho devem ser feitos exclusivamente no imóvel rural do agricultor, adotando-se os preceitos das boas práticas de fabricação e sob a supervisão de responsável técnico habilitado.

A comercialização do vinho deverá ser realizada diretamente com o consumidor final, na sede do imóvel rural onde foi produzido, em estabelecimento mantido por associação ou cooperativa de produtores rurais ou em feiras da agricultura familiar.

A lei também trata das informações que devem constar no rótulo do produto. Além disso, o texto aborda que o registro do estabelecimento e do produto, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização do vinho e dos derivados da uva e do vinho sob os aspectos higiênicosanitários e de qualidade serão executados em conformidade com as normas.

• Leia também:

• Presidente anuncia o regulamento da Lei do Vinho durante a Festa da Uva

Sair da versão mobile