Leilão de estoque público de arroz não será realizado na próxima semana

Se os preços de mercado superarem o preço de liberação de estoques, governo retomará as vendas dos estoques públicosDepois da realização de dois leilões de estoques públicos de arroz, em que foram ofertadas 100 mil toneladas do produto e vendidas 77 mil toneladas, o governo decidiu não realizar um novo leilão na próxima semana. A determinação foi comunicada na sexta, dia 20, pelo secretário de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller. O edital para nova oferta estava agendado para essa semana.

Quando optou por fazer a oferta dos estoques públicos, dias 06 de agosto e 10 de setembro, o governo tinha como argumento equilibrar os preços, já que a valorização do grão vinha em curva ascendente, com média de R$ 34 a saca de 50 quilos. Geller, contudo, já havia deixado claro que a política poderia ser revista conforme resposta do mercado.

– Como houve um recuo abaixo do preço de liberação de estoques (PLE), de R$ 33,28, decidimos suspender – disse o secretário Geller.

Se os preços de mercado superarem o preço de liberação de estoques, governo retomará as vendas dos estoques públicos