Leilão de milho arrecadou R$ 605 milhões

Mais de 17 mil contratos são de Mato GrossoDos 18.520 Contratos de Opção de Venda de milho ofertados nesta quarta, dia 19, pela Conab, 96% foram comercializados. As ofertas foram para Mato Grosso (17.780) e Rondônia (740). O valor arrecadado com o leilão foi de R$ 605.053,40. Todos os títulos comercializados referem-se a Mato Grosso.

Este foi o terceiro de uma série de leilões de opções de venda pública de milho realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nos dois leilões realizados os produtores arremataram opções para vender ao governo 960.714 toneladas de milho, das quais apenas 594 toneladas são relativas a dois contratos arrematados por produtores de Rondônia.

O contrato de opção é um contrato que possui um prazo determinado. Ele estabelece um acordo entre as duas partes. Por meio deste instrumento, o comprador, no caso o produtor rural, adquire o direito de vender, durante um determinado período de tempo, o seu produto por um preço estabelecido no momento da celebração do contrato, chamado de preço de exercício. Para isso ele paga um prêmio.

Graças a esse instrumento, o agricultor pode ter mais segurança junto ao mercado para vender seus produtos, pois terá a opção de vender para a Conab, dentro do prazo estabelecido, caso o mercado não ofereça preços mais vantajosos à época.