Os valores oferecidos pelas três empresas que participaram do leilão variaram entre R$ 545 milhões e R$ 640 milhões, e foram considerados altos pelo Comitê de Licitação do governo federal. Como não houve contra propostas, o leilão foi interrompido.
– A proposta novamente veio acima do preço cotado pela SEP. Em relação ao leilão passado, a proposta menor teve uma diferença muito pequena. Então, as empresas de fato não reduziram o valor orçado na proporção esperada por nós. Na terça, a Comissão deve fazer um comunicado informando sobre os novos procedimentos – explica o secretário de Infraestrutura Portuária, Thiago de Barros Correia.
A licitação da dragagem do Porto de Santos faz parte do Programa Nacional de Dragagem do governo federal, voltado para a modernização dos portos do país. De acordo com a Secretaria de Portos da Presidência da República, esta indefinição não deve comprometer o trabalho de manutenção e o escoamento de grãos.
– Já com o primeiro atraso, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) fez uma licitação para fazer a manutenção da dragagem até que a SEP entre com o Programa Nacional de Dragagem. A manutenção dos berços e canal de acesso serão realizados pela Codesp, de forma que o calado deve permanecer adequado – conclui Correia.