? O cadastramento para os leilões de energia deste ano bate um recorde no número de potenciais candidatos a participarem da disputa ? destacou, em nota, o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim.
O prazo para cadastramento na EPE se encerrou na quarta, dia 4, para todos os empreendimentos, com exceção dos projetos termoelétricos a gás natural, que têm até o dia 19 para efetuarem inscrição.
Conforme a EPE, a maior parte dos projetos inscritos foi cadastrado para os dois leilões, apesar de o Leilão de Reserva ser exclusivamente voltado para as fontes eólica e biomassa, enquanto o A-3 é aberto a todas as fontes. Do total, 429 projetos (ou 10.935 MW de oferta) são de fonte eólica, o que, na avaliação de Tolmasquim, confirma o potencial de crescimento dessa fonte no país, após a contratação de 4.698 MW nos leilões realizados em 2009 e 2010.
Termoelétricas à biomassa somam 81 projetos, com capacidade para produzir 4,58 mil MW, mas são as térmicas a gás natural, que respondem pela segunda maior oferta, 6.642 MW. Para a EPE, a oferta de projetos termoelétricos a gás natural é reflexo das recentes descobertas de reservas de petróleo e gás natural. A maior parte destes projetos é localizada no Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão.
Os projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) cadastrados totalizam 41, com 725 MW de oferta. Completa a lista um projeto de usina hidrelétrica de 450 MW.