Leite, batata e tomate puxa preços no varejo

Inflação junto ao consumidor mensurada pelo IPC-M, acumula altas de 3,48% no ano e de 5,31% em 12 mesesAo analisar a movimentação de preços no âmbito dos produtos, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que as altas de preço mais expressivas no varejo, no IGP-M de abril, foram registradas em leite tipo longa vida (10,63%); batata-inglesa (16,62%); e tomate (15,25%). Já as mais expressivas quedas de preço foram apuradas em álcool combustível (-11,49%); manga (-13,49%); e laranja lima (-25,51%).

No varejo, a inflação junto ao consumidor mensurada pelo IPC-M, acumula altas de 3,48% no ano e de 5,31% em 12 meses até abril, informou a FGV. Nesta quinta, dia 29, a fundação anunciou o IGP-M de abril – sendo que o IPC-M representa 30% do total do IGP-M.

Segundo a FGV, a desaceleração na taxa do IPC-M, de março para abril (de 0,83% para 0,73%) foi influenciada por taxas de inflação menos intensas, ou até mesmo deflação, em cinco das sete classes usadas para cálculo do IPC-M. É o caso de alimentação (de 2,24% para 2,06%); habitação (de 0,29% para 0,23%); educação, leitura e recreação (de 0,20% para 0,19%); despesas diversas (de 0,17% para 0,10%); e transportes (de 0,41% para -0,38%).

Já as duas classe de despesa restantes apresentaram aceleração de preços, ou término de deflação. É o caso de vestuário (de -0,24% para 0,69%); e de saúde e cuidados pessoais (de 0,36% para 0,53%).