Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

DECLARAÇÃO

Liberação de exportação de sorgo e gergelim para China está em fase avançada, diz Fávaro

O ministro citou também o interesse do Brasil na habilitação de novos frigoríficos para exportar para o país

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o Brasil está em fase avançada de negociação com a China para abertura do mercado chinês para liberação de mais produtos, entre grãos e frutas. “Estamos em negociação avançada para liberação de grãos, como sorgo e gergelim, inclusive já em ponto de liberação. Estamos também em fase bem avançada para liberação de uva fresca. Seria importante a participação do Ministério das Relações Exteriores e do vice-presidente na Cosban para finalizar este processo”, disse Fávaro, durante reunião ministerial de preparação para plenária da Comissão Sino-Brasileira (Cosban) com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, realizada na quinta-feira (24).

Fávaro destacou também como “entregas prontas a serem firmadas em próximas reuniões com a China” a abertura do mercado chinês à noz pecã do Brasil e o memorando de entendimento entre os dois países em relação aos defensivos.

O ministro citou também o interesse do Brasil na habilitação de novos frigoríficos para exportar para o país. De acordo com Fávaro, o Brasil apresentou uma lista com 62 plantas de carne bovina, suínas e de aves aptas a serem habilitadas e uma segunda lista com 15 plantas.

“A Gacc (Administração Geral de Alfândegas da China) manifestou em maio e reafirmou a manifestação na semana passada ao embaixador brasileiro na China, Marcos Galvão, que, para facilitar a habilitação de novas plantas, a lista fosse menor. Estamos nessa fase de avaliação. Chamaremos as entidades representantes de frigoríficos para que possamos reduzir essa lista e ter outras plantas habilitadas ainda neste ano”, observou o ministro.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile