Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Líder do PMDB critica governo e cobra votação do novo Código Florestal

Henrique Eduardo Alves censurou postura do governo em tentar fazer mudanças no texto apresentado por Aldo RebeloO líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), cobrou do governo o cumprimento do acordo firmado entre os líderes partidários da base e da oposição, na semana passada, para votar nesta terça, dia 24, o novo Código Florestal. Ele criticou a postura do governo em tentar, mais uma vez, fazer mudanças no texto apresentado pelo relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e, com isso, adiar a votação.

? Acordo tem que ser cumprido nesta Casa ? disse Alves. Ele reafirmou nesta terça, assim como já havia feito na última quarta, dia 17, durante tentativa de votação do novo Código Florestal, que a bancada do PMDB na Câmara não votará nenhuma outra matéria antes da aprovação do texto de Rebelo.

Perguntado se o PMDB está trabalhando para derrotar o governo do qual faz parte, o líder disse que a aprovação do Código Florestal não significa derrotar o Executivo.

? Aprovar não é derrotar o governo. Somos governo, apenas temos uma visão diferente, pensamos pontualmente diferente ? afirmou Alves.

Sobre a possibilidade de a presidenta Dilma Rousseff vetar artigos do novo Código Florestal, Alves afirmou que não é hora de discutir o assunto porque a matéria não foi votada pelo Congresso.

? Está muito cedo para se falar em vetos. A matéria sequer foi votada pela Câmara e ainda vai para o Senado, onde será discutida novamente e votada ? observou. Segundo ele, os senadores poderão aprimorar o texto da Câmara.

Alves defendeu ainda a emenda apresentada pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que dá aos Estados e o Distrito Federal poder de decisão sobre a legislação ambiental, que hoje é uma prerrogativa apenas da União.

? Vai haver apenas uma explicitação no texto para incluir que as licenças ambientais sejam concedidas em conjunto entre União, Estados e o DF. Os Estados não poderão fazer sozinhos as concessões e precisarão da autorização do governo federal ? concluiu.

Deixe sua opinião: O texto em votação atende às necessidades de produtores rurais e ambientalistas?

Entenda o que está em discussão na Câmara:

Sair da versão mobile