Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lideranças afirmam que PIB agropecuário justifica reclamações do setor

Indústria de carne bovina suína e de frango acredita ter sido responsável por boa parte da quedaO ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, considerou relativamente pequena a queda no PIB da agropecuária. O governo acredita em recuperação, mas lideranças do agronegócio afirmam que os números sustentam as reclamações do setor. Em relação ao segundo trimestre do ano passado, a agropecuária teve o pior resultado desde 1998.

Para o Ministério da Agricultura, a queda no PIB da agropecuária estava dentro do esperado, considerando os efeitos da crise sobre o setor. Na comparação entre o segundo e o primeiro trimestre do ano, o resultado foi negativo em 0,1%. Em relação ao segundo trimestre de 2008, a queda foi de 4,2%. Nesse caso, a avaliação é de que o clima prejudicou a produção. Mas lideranças de algumas entidades destacaram que a agropecuária é a única parte da economia que está em recessão.

Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os dados mostram que as reivindicações do setor têm justificativa. A Sociedade Rural Brasileira avalia que as dívidas elevadas e a falta de planejamento prejudicam a geração de riqueza no setor.

Um dos segmentos mais importantes na composição do PIB agropecuário, a indústria de carne bovina suína e de frango acredita ter sido responsável por boa parte dessa queda no segundo trimestre.

De forma geral, a cadeia produtiva sentiu os efeitos de preços internacionais mais baixos e da queda do dólar, o que prejudicou a receita das empresas.

Sair da versão mobile