Estradas em condições precárias, despesas elevadas com fretes, dificuldades em escoar os grãos. Estes são alguns pontos que atingem a região que mais produz soja no Brasil. O movimento Pró-Logística apresentou estudos sobre a situação de obras e projetos considerados vitais para melhorar a logística de Mato Grosso. O setor defende a diversificação dos modais de transporte, através da implantação de ferrovias e hidrovias. O grupo entende que, no momento, é preciso focar na conclusão de rodovias federais estratégicas para o escoamento agropecuário, como as BRs 242, 158, 080 e 163.
O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja – MT), Carlos Fávaro, destaca a importância de dar atenção especial a essas obras e alerta para a necessidade da bancada federal pressionar órgãos competentes para agilizar estudos e projetos necessários para as mesmas.
O setor também cobrou atenção com as rodovias estaduais. De acordo com o Pró-Logística, dos 25 mil quilômetros de estradas sob responsabilidade do governo estadual, pelo menos 10 mil quilômetros são considerados essenciais para o escoamento das produções de carne e grãos. A manutenção anual de toda esta malha custaria em torno de R$ 266 milhões, menos da metade do valor que normalmente é arrecado com o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).
O tributo incide no transporte de óleo diesel, madeira, soja, gado em pé, algodão e gás natural. Quando foi criado, em dezembro de 2002, destinava 30% dos recursos à construção de casas populares. O restante era aplicado em obras nas rodovias estaduais. Hoje, metade do volume arrecadado é destinado às obras da Copa do Mundo em Cuiabá.
– É preciso investir, nem que seja metade do recurso, nas rodovias, e não menos de 5% dos recursos, como está acontecendo – afirma o deputado federal do PSDD-MT Nilson Leitão.
O senador Blairo Maggi (PR-MT) aponta que não sabe o valor exato que o governo estadual está destinando para as estradas, mas aponta que uma audiência será convocada para avaliar o tema com o governo.
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