Lideranças do Rio Grande do Norte debatem ICMS cobrado de produtores rurais

Novo encontro entre a Faern e a Secretaria de Tributação do Estado do RN deve acontecer na próxima semanaNesta semana, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, acompanhado do assessor jurídico da entidade, Caio Túlio Bezerra, se reuniu com o secretário de Tributação do Estado, José Airton da Silva, e debateram a questão da suspensão da medida administrativa que determinou Companhia Energética do RN (Cosern) incluir nas contas de consumo de eletricidade dos produtores rurais do RN, a partir de 1º. de janeiro de 2014, a cobrança do ICMS

Na reunião, o secretário reconheceu que a legislação estadual assegura isenção do ICMS aos produtores rurais.

– Agora, como ele explicou, depois de muitos casos de comerciantes que são cadastrados indevidamente na categoria de produtores rurais junto à Cosern, ficou acertado que se tornaria obrigatória a obtenção da Inscrição Estadual para que os verdadeiros contemplados pudessem aproveitar do direito à isenção – comentou Bezerra.

De acordo com o presidente da Faern, a secretaria de Tributação irá contatar a Cosern para verificar essas possíveis irregularidades. Um novo encontro ficou agendado entre as entidades e a SET para a próxima semana.