A cúpula vai durar dois dias e será a quinta desde que foi criada em 2005. O principal objetivo é negociar um plano de cooperação em assuntos como segurança, energia, meio ambiente e saúde.
Barack Obama declarou que pretende melhorar as relações com os vizinhos e não apenas ditar regras. Assessores da Casa Branca adiantaram que o controle da gripe A representa um importante desafio para a região. Somente nos Estados Unidos, a nova gripe já matou mais de 300 pessoas.
Na reunião desta segunda, os representantes dos três países também devem comentar os avanços na recuperação da economia, e analisar as ações para resistir a medidas protecionistas como a cláusula Buy America, aprovada pelo legislativo americano dentro de um milionário plano de estímulo econômico.
Outro assunto em pauta é a questão das mudanças climáticas e do uso de fontes de energia renováveis. Estados Unidos, Canadá e México podem estabelecer alguns pontos que devem ser apresentados na cúpula mundial da ONU, marcada para dezembro, na Dinamarca.