Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economia

Líderes da União Europeia debatem nesta terça efeitos do coronavírus

Reunião tem como principal objetivo discutir estratégias para combater o vírus e discutir formas de conter uma possível recessão na economia europeia

coronavírus, China
Foto: Xiong Qi/ Xinhua

Os chefes de estado e de governo da União Europeia voltam a se reunir por videoconferência nesta terça-feira, 17, para debater o surto do coronavíru. O anúncio do debate foi feito pelo Twitter do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. Na rede, o presidente do Conselho Europeu enfatizou que o foco esta em conter a propagação do vírus, fornecer equipamento médico, impulsionar a investigação e limitar as consequências econômicas.

Nesta segunda-feira, 16, acontece por videoconferência, uma reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), que se estende aos países que não têm a moeda única. A reunião é centrada na resposta econômica ao surto e que ameaça mergulhar a Europa na recessão, e também dos ministros do Interior e da Saúde dos 27 países, mais focada na gestão das fronteiras.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de covid-19, detectado em dezembro passado na China, já provocou mais de 6.500 mortos em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o epicentro da pandemia deslocou-se da China para a Europa, onde se situa o segundo caso mais grave, o da Itália, que anunciou no domingo 368 novas mortes nas últimas 24 horas, elevando para mais de 1.800 o número de óbitos no país.

O número de infectados a nível mundial está em aproximadamente 170 mil pessoas, com casos registrados em pelo menos 148 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados. Do total de infectados, mais de 77 mil se recuperaram.

 

Sair da versão mobile