Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Líderes da União Européia aprovarão criação de sistema de gestão de crise

Objetivo é garantir socorro com informações aos países do bloco em caso de problemas financeiros inesperadosA cúpula de chefes de Estado e governo da União Européia (UE) aprovará a criação de uma "célula de crise financeira" como mecanismo de alerta e troca de informação entre os países do bloco e as instituições. Os países poderão recorrer "em qualquer momento" à célula, que garantirá informação "imediata e confidencial" aos responsáveis do bloco, segundo a última minuta do texto de conclusões da cúpula aprovada nesta terça, dia 14, pelos 27 países-membros da União Européia.

De acordo com o presidente da CE, José Manuel Durão Barroso, o objetivo da célula é fazer com que, se houver uma crise ou um problema financeiro inesperado, “os países saibam a quem chamar” durante as 24 horas do dia sem ter de esperar a próxima reunião de ministros de Finanças.

A informação será transferida imediatamente à Presidência de turno da UE, o presidente do Banco Central Europeu (BCE) ? em coordenação com as demais autoridades monetárias ? o presidente da Comissão Européia (CE) e o presidente do Eurogrupo.

A cúpula do bloco, que começa nesta quarta, dia 15, e termina quinta, dia 16, pedirá, em seu documento de conclusões, que o Conselho encerre “o mais rápido possível” as modalidades práticas e de funcionamento desta célula de gestão de crise.

A criação do mecanismo segue à cúpula de líderes da zona do euro de domingo em Paris, cujo comunicado final informou que o grupo aprovaria “um mecanismo para a gestão de crise entre os países europeus”.

Sair da versão mobile