Dando sequência à lives do Soja Brasil que acontecem todas as quintas-feiras, o tema desta semana não sai da cabeça dos produtores rurais e é sempre motivo para preocupação. A ideia é conversar sobre como será o clima para a nova safra de soja, ser teremos ou não La Niña e quais as perspectivas para o início do plantio em todo o país. Para isso contaremos com a participação da Embrapa, da editora de Tempo do Canal Rural Pryscilla Paiva e, claro, de um produtor rural que tem fazenda na Bahia e no Rio Grande do Sul.
As lives estão marcadas para todas as quintas-feira, a partir das 20h e terão transmissão AO VIVO pelo Facebook, Instagram, Youtube e site do Canal Rural. E você pode participar enviando suas perguntas nos comentários da transmissão do Facebook ou do Instagram, no dia do evento!
Uma das convidadas já é bem conhecida de todos, a editora de Tempo do Canal Rural Pryscilla Paiva, que trará alguns mapas para mostrar como será o início do plantio da soja em todo o país.
“Há, de fato, esse resfriamento do Oceano Pacífico equatorial, mas ainda não temos a configuração de um La Niña. Podem até não ter confirmado isso, mas os efeitos já são sentidos no Brasil, com a redução das geadas no Sul e diminuição do tempo frio no Sudeste”, afirma.
Segundo ela, há perspectiva de chuvas boas logo após o fim do vazio sanitário da soja em vários estados, mas há também uma ressalva em relação a isso. “Tem estado que terá sim chuvas, mas na parte sul, por exemplo, enquanto a parte norte só verá água em outubro. Outros terão chuvas forte no começo, mas na sequência terão um veranico. Então vamos trazer o detalhamento disso para os produtores se prepararem”, afirma Pryscilla.
Vale ressaltar que essa LIVE não terá tempo para dar previsões individuais para municípios, A ideia é que as perguntas dos internautas sejam a respeito do clima de maneira geral. Uma live só para previsões pontuais para a soja será realizada em setembro, diretamente no Instagram e será divulgada em breve para que todos possam participar.
Voltando ao tema desta quinta-feira, a live contará também com um pesquisador da Embrapa, Salvador Foloni, que abordará entre outros temas, o conceito de estratégias integradas para manejo de fatores geradores de estresses abióticos (no caso a seca), tal como no manejo fitossanitário (estresses por fatores bióticos).
“O clima que rouba a produtividade da soja, é aquele veranico prolongado com altas temperaturas. Mas se o produtor faz tudo que a pesquisa indica e tem o planejamento de produção, com aumento da reserva hídrica do solo, com uso de cultivares adaptadas a região, respeitando os calendários de plantio e estratégias básicas agronômicas, sentirá pouco esses efeitos”, afirma Foloni.
E para completar a live e fechar com chave de ouro o convidado é um produtor rural que tem fazenda na Bahia e no Rio Grande do Sul, o Ireneu Orth, que falará um pouco sobre as preocupações em relação ao clima, nas duas localidades, e o que está fazendo para minimizar os riscos.
“Eu vivo dizendo que tenho problema no pescoço de tanto olhar para o céu para ver como está o clima. Mas a realidade é que os produtores precisam entender que se trata de previsão e, as mais longas, são as mais imprecisas”, ressalta Orth.