Livro enfoca origem e evolução de plantas cultivadas

Publicação da Embrapa reuniu trabalho de 64 autoresQuase mil páginas de muita informação e puro prazer na leitura. São 64 autores, entre os maiores especialistas brasileiros em cada tema, centenas de ilustrações em cores, gráficos e tabelas; milhares de referências bibliográficas atualizadas. Tudos isso está presente no livro "Origem e evolução de plantas cultivadas", que está sendo lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

O trabalho organizado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS) foi editado e impresso pela Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília.

Rosa Lía Barbieiri, pesquisadora da Unidade, e Elisabeth Regina Tempel Stumpf, ambas doutoras no assunto, são as editoras técnicas de uma obra que já nasce diferenciada, como acentuam Geraldo Eugênio de França, diretor-executivo da Empresa, e João Carlos Costa Gomes, Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Clima Temperado, autores do prefácio.

? Este livro consistirá numa das referências no que tange aos recursos genéticos vegetais, à origem e à evolução das plantas cultivadas ? destacam França e Costa Gomes.

Dividido em 38 capítulos, o livro aborda desde os ‘velhos e bons’ arroz e feijão, passando pelos principais grãos usados na alimentação humana, além de frutas, legumes, temperos, forrageiras, etc. E como a obra não trata apenas de alimentos, mas de plantas cultivadas, há espaços destinados a espécies como bromélias, cravos e cravinas, orquídeas, petúnias-de-jardim e rosas, além de plantas florestais, como a araucária. Os primeiros dois capítulos descrevem, em cerca de 40 páginas, a história da vida na Terra em tempo geológico e o processo de domesticação das espécies.

A obra pode ser adquirida na Embrapa Clima Temperado, no setor de comercialização, com Vitor Hugo Porto ((53)3275-8199), de segunda a sexta, das 8h às 17h, ao preço de R$ 130,00.