Diversos

Lobo mecânico espanta animais selvagens na zona rural do Japão

O "Monster Wolf" conta com olhos vermelhos, grandes presas e pelagem falsa, assim como detectores de movimentos e mais de 60 variações de ruídos

Ursos selvagens começaram a causar grandes transtornos em uma pequena cidade japonesa na ilha de Hokkaido. Os animais começaram a entrar em casas em busca de comida, o que aumentou o risco de encontros mortais com humanos. A solução encontrada para o problema foi um lobo mecânico.

De acordo com o jornal americano New York Times, em setembro, autoridades da cidade de Takikawa, com 40 mil habitantes, instalaram um lobo mecânico próximo a um bairro residencial e outro em um área rural na intenção de manter os ursos selvagens afastados.

Foto: NHK/reprodução

Com quase um metro de altura e 1,2 metro de comprimento, o lobo-robô, desenvolvido pelo fabricante de máquinas Ohta Seiki, conta com pelos falsos, presas à mostra e olhos vermelhos brilhantes. O robô também vira a cabeça de um lado para o outro e uiva quando seus detectores de movimento são acionados.

Seu ganido pode alcançar uma distância de até um quilômetro, de acordo com o fabricantem, e possui mais de 60 variações, como o latido de um cachorro, a voz de um caçador e tiros. Dessa forma, segundo Shuji Sasaki, diretor da Wolf Kamuy, empresa responsável pela venda do lobo mecânico, os ursos não se “acostumam” com o som.

De acordo com as autoridades locais ouvidas pelo NY Times, a aposta de Takikawa obteve um sucesso estrondoso. Após as instalações dos lobos-robôs não houve relatos de novas invasões dos ursos na cidade.

Mais de 70 lobos-robôs

O “Monster Wolf”, nome original do lobo mecânico, foi lançado em 2016 para proteger fazendas e plantações. Desde então, cervos, ursos e macacos têm sido filmados fugindo enquanto a engenhoca mecânica uiva. Cerca de 70 lobos estão em uso em todo o Japão.