Logística e oferta seguem pressionando cotações do arroz, diz levantamento

Baixa nos preços do arroz em casca vem sendo observada há, pelo menos, quatro mesesOs preços do arroz em casca seguem em queda no mercado gaúcho, de acordo com levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O movimento de baixa vem sendo observado há, pelo menos, quatro meses.

>> Acompanhe a cotação do arroz

Desde novembro de 2012, com a expectativa de possível safra crescente no Brasil, compradores já começaram a pressionar as cotações. Agora, vendedores tentam negociar o arroz de safras anteriores, enquanto compradores ofertam preços menores a cada dia, tanto para o arroz “mais velho” quanto para o da safra nova. Vendedores tentam resistir, mas a disponibilidade de armazéns é baixa e a colheita segue avançando.

Nos últimos dias, nem mesmo as condições climáticas desfavoráveis à colheita conseguiram reduzir as quedas de preços. A colheita deve se intensificar nos próximos dias, o que pode complicar ainda mais as condições logísticas desfavoráveis (baixa disponibilidade de armazéns e concorrência em transporte com soja e milho).