A maior companhia de capital fechado dos Estados Unidos em receita afirmou que os resultados do trimestre ficaram abaixo das expectativas, embora um terço de suas operações, que vão de negócios com grãos, energia a serviços financeiros e siderurgia, tenha registrado lucro anual recorde.
“Não negociamos tão bem nos mercados neste ano, que foram conduzidos tanto pelo ambiente econômico quanto pelos fundamentos”, disse o executivo-chefe Greg Page, em comunicado. Em dezembro, a Cargill revelou o plano de cortar dois mil postos de trabalho, o equivalente a 1,5% do total de funcionários Nesta quinta, dia 9, informou que reduziu as despesas em mais de US$ 400 milhões no ano.
Os negócios com ingredientes para alimentos e aplicativos foram os que mais favoreceram os resultados da Cargill durante o ano e no último trimestre. Já os lucros das atividades de originação e processamento caíram “significativamente” no último trimestre, segundo a Cargill, assim como os serviços financeiros e o gerenciamento de risco. As operações com serviços agrícolas lucraram mais no trimestre, mas “modestamente” menos do que um ano antes.