“Acreditamos que os preços internacionais do petróleo vão flutuar dentro de um intervalo mais amplo e que a demanda doméstica por petróleo refinado e produtos químicos continuará crescendo”, disse o presidente, Fu Chengyu, no comunicado.
A empresa, maior refinaria da Ásia em termos de capacidade, afirmou que seu lucro líquido para os seis meses encerrados em 30 de junho foi de 41,17 bilhões de yuans (US$ 6,44 bilhões), ante 36,80 bilhões de yuans um ano antes. O resultado ficou acima da expectativa média de seis analistas de 31 bilhões de yuans.
A operação de produção de petróleo e gás teve lucro operacional de 34,65 bilhões de yuans, alta de 26% ante os 27,53 bilhões de um ano antes, devido aos preços mais altos do petróleo. A Sinopec informou que o preço médio de venda de seu petróleo bruto subiu 34%, para 4.600 yuans a tonelada ante o ano anterior.
Entretanto, o negócio de refino teve um prejuízo operacional de 12,17 bilhões de yuans, revertendo lucro anterior de 5,74 bilhões de yuans, devido ao controle do governo sobre os preços dos produtos.